Pular para o conteúdo
Voltar

OSCs que administrarão Memorial Rondon e Museu de História Natural estão em fase final de contratação

SEC-MT

No Memorial Rondon serão realizadas atividades como oficinas, palestras, exposições, cursos e o desenvolvimento de pesquisas. - Foto por: Junior Silgueiro/GCom-MT
No Memorial Rondon serão realizadas atividades como oficinas, palestras, exposições, cursos e o desenvolvimento de pesquisas.
A | A

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas por meio de chamamento público para administrar o Memorial Rondon e o Museu de História Natural de Mato Grosso (antigo Museu de Pré-história), estão em fase final de contratação.

O Memorial Rondon será gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTech), com sede em Goiânia, que possui um sólido histórico de iniciativas desenvolvidas na área do desenvolvimento tecnológico, ambiental, cultural e social. Entre as atividades a serem realizadas no Memorial estão: oficinas, palestras, exposições, cursos e o desenvolvimento de pesquisas. 

Inaugurado em agosto do ano passado, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, 13 anos depois de a obra ter sido suspensa, o Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon tem como referências a sustentabilidade e a cultura do homem pantaneiro. O Memorial será um espaço de promoção da sustentabilidade econômico-financeira e ambiental, do turismo e cultura, democratizando e fortalecendo o acesso à educação e cultura de forma sustentável e continuada, garantindo o acesso dos cidadãos aos bens e serviços culturais e turísticos em valorização à diversidade da cultura mato-grossense. É uma iniciativa conjunta da SEC, Secitec, Sedec e Seduc.

O chamamento público do Museu de História Natural, localizado na avenida Beira Rio, em Cuiabá, teve como associação selecionada o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Será um centro de referência com foco nas áreas de arqueologia e paleontologia com atividades variadas como exposições, oficinas, palestras, workshops, cursos variados voltados aos profissionais dá área, estudantes e a sociedade em geral. 

Deverá ser conhecida em breve a instituição selecionada para administrar o Museu de Arte de Mato Grosso e o Museu de Arte Sacra. De acordo com o cronograma do edital, as propostas habilitadas estão em fase de readequação e o resultado final do certame será divulgado até o final de agosto. A previsão é que ambos sejam reabertos 60 dias após a contratação.

Não houve proposta apresentada no chamamento público para a gestão do Museu Histórico e Residência dos Governadores. Um novo chamamento deverá ser publicado em breve.