O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso oferece diversos serviços através do aplicativo MT CIDADÃO, que pode ser baixado gratuitamente (Android e iOS).
O aplicativo permite que o cidadão acesse pelo celular uma série de serviços do DETRAN-MT de maneira prática e rápida, sem precisar se deslocar a uma das unidades de atendimento.
CONFIRA OS SERVIÇOS DO DETRAN DISPONÍVEIS ONLINE OU PELO APP MT CIDADÃO:
- Licenciamento Anual on-line, página inicial site do Detran-MT / Consulte Seu Veículo;
- Renovação da CNH, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Solicitar Segunda Via de CNH, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Solicitar CNH Definitiva, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Solicitar Permissão Internacional para Dirigir, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Segunda via de CRV, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Transferência de propriedade, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Emplacamento, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Inclusão e baixa de financiamento, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Troca de placa para Mercosul, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Certidão de Condutor, disponível pelo aplicativo MT Cidadão, CLIQUE AQUI;
- Consultar informações de Veículo, página inicial site do Detran-MT / Consulte Seu Veículo;
- Consultar Processo de CNH, página inicial site do Detran-MT / Consulte Sua Habilitação;
- Consultar informações de Condutor, página inicial site do Detran-MT / Consulte Sua Habilitação;
- Consultar Resultado Recurso de Infração, página inicial site do Detran-MT / Consulte Seu Veículo;
- Validador de Documentos / Certidões, clique aqui.
CONFIRA OS SERVIÇOS PRESENCIAIS DO DETRAN:
Área de Veículos:
- Emissão de CRV;
- Mudança de Característica;
- Vistoria;
- Mudança de categoria do veículo;
- Substituição, gravação e regravação de motor;
- Gravação e regravação de chassi;
- Comunicação de venda;
- Baixa definitiva;
- Serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio);
- Auditoria dos processos;
- Serviços de infrações (recurso defesa e Jari).
Área de Habilitação:
- Coleta de imagem;
- Primeira habilitação;
- Mudança e adição de categoria;
- Alteração de dados;
- Registro de estrangeiro;
- Transferência de UF / Ciretran:
- Retirada de CNH;
- Indicação de real condutor;
- Entrega de CNH para cumprimento de suspensão;
- Exames teóricos digitais (com agendamento próprio).
CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DURANTE A PANDEMIA:
1- Documento do veículo: O Detran não emite mais o Licenciamento do veículo em papel moeda. Muitas vezes, mesmo com o usuário pagando todas as taxas e pedindo o licenciamento digital, não consegue obter, pois o sistema não atualiza automaticamente. Nestes casos, o Detran solicita ao cidadão que envie um e-mail para o disquedetran@detran.mt.gov.br para que o setor responsável realize a atualização rapidamente.
2- Segunda via de CNH ou CNH Definitiva: A segunda via da CNH e/ou a CNH definitiva poderão ser solicitadas pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br), logo na página inicial em “SERVIÇOS DIGITAIS”. Para os usuários que já utilizam a CNH Digital essa solicitação está acontecendo de forma automática a partir da solicitação do cidadão através do APP ou do site oficial.
3- Renovação de CNH: A renovação da habilitação poderá ser iniciada pelo aplicativo MT Cidadão. Durante o período de pandemia, todos os processos iniciados pelo aplicativo terão as fotos já cadastradas no banco de imagem do Detran-MT aproveitadas. Após o pagamento das taxas, o cidadão poderá realizar os exames de saúde. Também é possível solicitar o recebimento do documento em casa, via correios. A renovação da habilitação poderá ser realizada de forma presencial, somente com agendamento. Agende aqui.
4- Uso do App MT Cidadão: O aplicativo MT Cidadão tem os serviços conectados com a plataforma GOV do Governo Federal. Logo na entrada do aplicativo é necessário incluir CPF e senha. Se esqueceu a senha, clique em ‘ESQUECEU A SENHA?”. O cidadão será orientado, via e-mail cadastrado, a realizar a alteração e criação de nova senha. Assim que entrar no aplicativo, o cidadão terá informações como veículos em seu nome, documentos como a CNH e demais documentos (se estiver padronizado com a plataforma GOV que inclui RG e outros documentos). Na aba “serviços” é possível consultar e pagar, por exemplo multas dos veículos. Está disponibilizado também no ícone “preferências” e em seguida “sobre o desenvolvedor” e-mail de contato para envio de dúvidas e sugestões sobre o aplicativo.
5- Clínicas para fazer exames de saúde: Normalmente quando um usuário solicita exame médico para realizar algum serviço no Detran, é disponibilizado para ele, de forma equitativa, impessoal e imparcial, a distribuição da realização desse exame dentre as clínicas credenciadas junto ao Detran no Estado.
6- Transferência veicular e comunicação de venda: É necessária a apresentação de cópia autenticada do recibo de compra e venda assinado e reconhecido firma das duas partes, comprador e vendedor. A comunicação de venda do veículo também pode ser feita em 54 cartórios do Estado, consulte aqui.
7- Reagendamento para quem já estava agendado: Quando o usuário realizou um agendamento para ser atendido em alguma das unidades, foi necessário incluir um número de contato. É por esse número, que deverá permanecer ativo, que a equipe do Detran entrará em contato para fazer o reagendamento do atendimento quando necessário.
8- Veículos recolhidos em pátios: Assim que receber a notificação, o cidadão deverá se deslocar até o pátio do Detran informado para a retirada do seu veículo.