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O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso oferece diversos serviços através do aplicativo MT CIDADÃO, que pode ser baixado gratuitamente (Android e iOS).

 

O aplicativo permite que o cidadão acesse pelo celular uma série de serviços do DETRAN-MT de maneira prática e rápida, sem precisar se deslocar a uma das unidades de atendimento.

 

CONFIRA OS SERVIÇOS DO DETRAN DISPONÍVEIS ONLINE OU PELO APP MT CIDADÃO:

  • Licenciamento Anual on-line, página inicial site do Detran-MT / Consulte Seu Veículo;
  • Renovação da CNH, disponível pelo aplicativo MT Cidadão; 
  • Solicitar Segunda Via de CNH, clique aqui;
  • Solicitar CNH Definitiva, clique aqui;
  • Solicitar Permissão Internacional para Dirigir, clique aqui;
  • Consultar informações de Veículo, clique aqui;
  • Consultar Processo de CNH, clique aqui;
  • Agendamento Exame Teórico, clique aqui;
  • Consultar Turmas de Exame Teórico, clique aqui;
  • Consultar informações de Condutor, clique aqui;
  • Certidão Negativa de Multa, clique aqui;
  • Certidão de Propriedade, clique aqui;
  • Consultar Resultado Recurso de Infração, clique aqui;
  • Validador de Documentos / Certidões, clique aqui.

 

 

CONFIRA OS SERVIÇOS PRESENCIAIS DO DETRAN:

 

Área de Veículos:

  • Transferência de propriedade;
  • Emplacamento;
  • Emissão de CRV;
  • Segunda via de CRV;
  • Mudança de Característica;
  • Vistoria;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Inclusão e baixa de financiamento;
  • Substituição, gravação e regravação de motor;
  • Gravação e regravação de chassi;
  • Comunicação de venda;
  • Baixa definitiva;
  • Troca de placa para Mercosul;
  • Serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio);
  • Auditoria dos processos;
  • Serviços de infrações (recurso defesa e Jari).

 

Área de Habilitação:

  • Coleta de imagem;
  • Primeira habilitação;
  • Mudança e adição de categoria;
  • Alteração de dados;
  • Registro de estrangeiro;
  • Transferência de UF / Ciretran:
  • Retirada de CNH;
  • Indicação de real condutor;
  • Entrega de CNH para cumprimento de suspensão;
  • Certidão de Condutor;
  • Exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

 

 

CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DURANTE A PANDEMIA:

 

1- Documento do veículo: O Detran não emite mais o Licenciamento do veículo em papel moeda. Muitas vezes, mesmo com o usuário pagando todas as taxas e pedindo o licenciamento digital, não consegue obter, pois o sistema não atualiza automaticamente. Nestes casos, o Detran solicita ao cidadão que envie um e-mail para o disquedetran@detran.mt.gov.br para que o setor responsável realize a atualização rapidamente.

 

2- Segunda via de CNH ou CNH Definitiva: A segunda via da CNH e/ou a CNH definitiva poderão ser solicitadas pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br), logo na página inicial em “SERVIÇOS ON LINE”. Como algumas unidades estão fechadas, é possível solicitar a entrega em casa via correios. Para os usuários que já utilizam a CNH Digital essa solicitação está acontecendo de forma automática a partir da solicitação do cidadão através do APP ou do site oficial.

 

3- Renovação de CNH: O Detran reitera que todas as CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 estão válidas em todo o território nacional por tempo indeterminado. Essa situação atípica se deve a determinação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito. Caso o condutor realmente necessite renovar sua CNH, poderá iniciar o processo pelo aplicativo MT Cidadão. Durante o período de pandemia, todos os processos iniciados pelo aplicativo terão as fotos já cadastradas no banco de imagem do Detran-MT aproveitadas. Após o pagamento das taxas, o cidadão poderá realizar os exames de saúde. Também é possível solicitar o recebimento do documento em casa, via correios.

 

4- Uso do App MT Cidadão: O aplicativo MT Cidadão tem os serviços conectados com a plataforma GOV do Governo Federal. Logo na entrada do aplicativo é necessário incluir CPF e senha. Se esqueceu a senha, clique em ‘ESQUECEU A SENHA?”. O cidadão será orientado, via e-mail cadastrado, a realizar a alteração e criação de nova senha. Assim que entrar no aplicativo, o cidadão terá informações como veículos em seu nome, documentos como a CNH e demais documentos (se estiver padronizado com a plataforma GOV que inclui RG e outros documentos). Na aba “serviços” é possível consultar e pagar, por exemplo multas dos veículos. Está disponibilizado também no ícone “preferências” e em seguida “sobre o desenvolvedor” e-mail de contato para envio de dúvidas e sugestões sobre o aplicativo.

 

5- Clínicas para fazer exames de saúde: Normalmente quando um usuário solicita exame médico para realizar algum serviço no Detran, é disponibilizado para ele, de forma equitativa, impessoal e imparcial, a distribuição da realização desse exame dentre as clínicas credenciadas junto ao Detran no Estado. 

 

6- Transferência veicular e comunicação de venda: É necessária a apresentação de cópia autenticada do recibo de compra e venda assinado e reconhecido firma das duas partes, comprador e vendedor. A comunicação de venda do veículo também pode ser feita em 40 cartórios do Estado, consulte aqui. Já o prazo para a transferência de propriedade está suspenso por tempo indeterminado, segundo a Resolução n° 782 de 18 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

7- Reagendamento para quem já estava agendado: Quando o usuário realizou um agendamento para ser atendido em alguma das unidades, foi necessário incluir um número de contato. É por esse número, que deverá permanecer ativo, que a equipe do Detran entrará em contato para fazer o reagendamento do atendimento quando necessário. 

 

8- Veículos recolhidos em pátios:  Assim que receber a notificação, o cidadão deverá se deslocar até o pátio do Detran informado para a retirada do seu veículo.