Presidentes Mirins da escola João Brienne visitam sede do Detran

15/05/2018 às 17:08

Autor: Carolina Alonso

Marcos Henrique Santos e Kamyla Dias estiveram na tarde desta terça-feira (15/05) na sede da autarquia. Eles são os vencedores do concurso Presidente Mirim de Trânsito da Escola Estadual João Brienne de Camargo. Durante a visita, os jovens conheceram o presidente da autarquia, Thiago França e servidores em todos os blocos do departamento. E o dia de presidente para eles foi bem cheio. Com apenas 9 anos, Marcos Henrique que cursa o quarto ano do ensino fundamental ficou impressionado com a quantidade de veículos no pátio de apreensão. “São muito carros para pouco espaço, né?”, comentou.

A jovem Kamyla, de 14 anos, cursa a oitava série e afirma que o que mais a chamou atenção foi a questão de que apenas uma mulher teria assumido a presidência da autarquia. “Muito pouco ter uma só mulher à frente do Detran. Isso me inspira de verdade a chegar lá também”, afirmou.

Para a coordenadora da escola, Luciene de Lima, o projeto é encantador. “Após as palestras da Escola Pública de Trânsito, fizemos uma abordagem diferenciada onde todos os professores integraram suas matérias ao tema. Foi um desafio para cada um deles e uma grande experiência para os alunos. Foram momentos diferentes, com conteúdo e prática juntos. Incrível”, conta.

A fim de incentivar o protagonismo infanto-juvenil priorizando a educação para a paz no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito por meio da Gerência de Ação Educativa de Trânsito idealizou o projeto “Presidente Mirim de Trânsito”. Nesta primeira edição, alunos do ensino fundamental de escolas de Cuiabá e Várzea Grande produziram trabalhos com o tema trânsito. Para a categoria de 1° a 4° ano os projetos foram desenhos com o tema “A Criança e o Trânsito”. A categoria de 5° a 9° ano apresentou redação, música, paródia ou poesia com o tema “Trânsito Seguro: Eu Faço a Diferença”. Os presidentes Mirins das escolas Ana Maria Couto, Newton Alfredo de Aguiar, Souza Bandeira e Lenine de Campos Póvoas também visitarão a autarquia. Todos os presidentes mirins serão empossados e apresentarão seus trabalhos premiados durante a celebração de fechamento da Campanha Movimento Maio Amarelo no Teatro Zulmira Canavarros no dia 29 de maio, em Cuiabá.


 


 

Horário de atendimento: 12h às 18h

Desenvolvido por

Atenção: todo conteúdo deste site é de inteira responsabilidade do Detran/MT.