Educação // Escola Pública de Trânsito

Escola Pública de Trânsito

         A Escola Pública de Trânsito do Estado de Mato Grosso - EPT/MT é mantida e subordinada ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso - DETRAN/MT, integrando sua estrutura organizacional. A EPT/MT foi instituída pela Lei Complementar n° 537 de 30 de abril de 2014 e pelo Decreto nº 2.510/2014 de 27 de agosto de 2014, com base no art. 74 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei Federal nº 9.503 de 23/09/1997 e na Resolução do CONTRAN nº 515/2014.

         A Escola Pública de Trânsito do Estado de Mato Grosso concebe a educação como instrumento de transformação social e como alicerce para a formação e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, implementou no ano de 2016 o Programa TRANSFORMA CIDADÃO, consubstanciado na diretriz estabelecida no PPA 2016-2019 da Secretaria de Estado de Segurança Pública de “aumentar a segurança dos cidadãos, contribuindo decisivamente para que o estado de Mato Grosso se torne um lugar mais seguro para se viver”, e visa salvar vidas no trânsito, buscando o envolvimento da sociedade como protagonista na construção de uma cultura de paz, na perspectiva de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. 

         Assim, desenvolve suas atividades privilegiando duas grandes linhas de atuação.  A primeira, cujo foco é o público infanto-juvenil, prioriza a formação de comportamento, adotando a escola como local privilegiado para a formação da cidadania, em consonância com as demandas atuais da sociedade.

         A outra linha de ação, que privilegia a mudança de comportamento, tem como público-alvo os adultos, envolvendo a realização de cursos específicos, atividades de cunho pedagógico (palestras e campanhas educativas), além da aplicação de penalidades e do caráter educativo da Permissão para Dirigir.

         O Programa TRANSFORMA CIDADÃO é estruturado em duas grandes linhas:

1) Capacitações na Área de Trânsito

2) Campanhas Pontuais e Projetos Permanentes

         Essas linhas de ação são implementadas, respectivamente, através da Gerência da Escola Pública de Trânsito e da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, sob o acompanhamento e supervisão da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito.


Horário de Funcionamento

Das 12h00 às 18h00


Endereço

         Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso - DETRAN/MT em Cuiabá/MT

         Bloco da Diretoria de Habilitação

         Av. Doutor Hélio Ribeiro, nº 1000, Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT, CEP 78048-910

        Telefone: (65) 3615-4661 / 4703

        E-mail: coord.ept@detran.mt.gov.br


           Na perspectiva da construção de uma educação para o trânsito de qualidade, a EPT/MT possui em seu quadro de profissionais, servidores com capacitação especializada na área de trânsito e diferentes formações que planejam, executam, acompanham e avaliam diversos cursos, programas, projetos, campanhas e ações educativas em todo de Estado de Mato Grosso.

 

Vânia Ramalho Silva Queiroz

Coordenadora da Escola Pública de Trânsito

 

Martinha Melgar Cruz

Gerente da Escola Pública de Trânsito

 

Rosane Gerda Prachthauser Pölzl

Gerente de Ações Educativas

 

Equipe Técnica:  Ana Maria da Silva Mendes

                              Cristiane Ribeiro de Santana Araújo

                              Dourival Pereira Gardez

                              Éderson Aparecido Aires Carlini

                              Elbes Evangelista da Silva

                              Juliana Silva do Carmo

                              Selba Elisa Badotti Sampaio

                              Zoraide Barbosa de Almeida Urcino

Horário de atendimento: 12h às 18h

Desenvolvido por

Atenção: todo conteúdo deste site é de inteira responsabilidade do Detran/MT.