Pular para o conteúdo
Voltar

Cursos

Cursos



A Escola Pública de Trânsito tem como objetivo a formação, qualificação e aperfeiçoamento na área de trânsito, através da oferta regular de cursos na área de trânsito. Nos cursos ofertados busca-se o desenvolvimento do convívio social no espaço público, promovendo princípios de equidade e ética, visando uma melhor compreensão do sistema de trânsito com ênfase na segurança e no meio ambiente.

 

O Curso de Capacitação de Multiplicadores de Educação de Trânsito é voltado aos profissionais dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e visa aprimorar as funções que lhes são atribuídas, com o objetivo de agregar valor à formação de seus profissionais para que estes atendam a função social da educação na perspectiva do exercício da ética e da cidadania no trânsito.

 

Entende-se que a formação de multiplicadores contribui para que seja desenvolvida uma cultura de promoção da paz no trânsito, necessidade esta imperativa tendo em vista os altos índices de morbimortalidade no trânsito em nosso Estado.

 

O Curso de Direção Defensiva visa sensibilizar condutores e futuros condutores a adotarem comportamentos seguros no trânsito por meio de conhecimentos e técnicas de prevenção de acidentes de trânsito, a fim de que se tornem capazes de compreender a importância do cumprimento das leis de trânsito como um dos pressupostos básicos para o exercício da cidadania e para a preservação e valorização da vida.

 

O Curso Pilotagem Defensiva divide-se em duas partes, teórica e prática, com o objetivo de aprimorar a pilotagem defensiva da categoria de motociclistas comuns e profissionais a fim de adotarem comportamentos seguros no trânsito e, assim, contribuir para a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito envolvendo os condutores de veículos de duas rodas. Dentre os diferentes temas abordados durante a capacitação estão: a importância dos equipamentos de segurança, frenagens com segurança, pilotagem em condições adversas e de risco e estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito.

 

O Curso para Mototaxistas tem o objetivo de garantir aos mototaxistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no trânsito conforme regulamentações previstas, como a Lei Federal n° 12.009 de 29 de julho de 2009, Resoluções n° 410/2012 e n° 414/2012 do Conselho Nacional de Trânsito e Portaria n° 262/2015/GP/DETRAN-MT dentre outras.

 

O Curso Ciclista Legal busca sensibilizar as pessoas que utilizam ou pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte sobre a importância dos comportamentos seguros e a ocupação responsável do espaço público.

 

O Curso de Formação de Despachantes de Trânsito é destinado a pessoas interessadas em ingressar nessa atividade, o curso visa promover a formação na área de despachante de trânsito, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à sociedade pelos profissionais credenciados junto ao DETRAN/MT. 

 

O Curso de Formação e Atualização de Instrutores e Examinadores de Trânsito para servidores do DETRAN-MT visa oportunizar o incremento do número de servidores aptos a realizar exames práticos de direção veicular e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços prestados pelo DETRAN-MT.

 

O Curso de Formação em Educação para o Trânsito para Professores tem como público alvo professores e coordenadores pedagógicos de unidades de ensino públicas e privadas, com o objetivo de instrumentalizar os educadores para que possibilitem ao educando, mediante uma abordagem interdisciplinar, a compreensão das experiências no trânsito através de uma perspectiva que envolve o homem e seu comportamento no espaço público.

 

O Curso de Formação e Atualização de Agente de Trânsito decorre da necessidade de instituir o Curso de Agente de Trânsito em consonância com a legislação vigente, Portaria n° 94 de 31 de maio de 2017 do DENATRAN que instituiu o Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

 

O Curso em Educação para o Trânsito aos Diretores de Ensino e Instrutores da Centros de Formação de Condutores destina-se aos diretores de ensino e instrutores dos Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao DETRAN-MT, visando a melhoria da qualidade dos serviços de formação por eles prestados à sociedade.

 

O Curso de Reciclagem para Condutores Infratores é destinado à condutores infratores, com o objetivo de identificar e corrigir falhas na condução de veículo automotor, atualizando-os no que diz respeito à legislação, às atitudes psicossociais, à direção preventiva e outros. 

 



Escola Pública
Todos os Serviços