Pular para o conteúdo
Voltar

Parceria entre Detran e Assembleia Legislativa garante expansão de serviços de habilitação no Estado

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Assessoria/Detran-MT
A | A

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, recebeu nesta quarta-feira (18.05), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho, para apresentar os projetos de expansão dos serviços do órgão em todo Estado, principalmente a implantação da Coleta ao Vivo (CAV) em agências municipais.  

Durante a reunião, o presidente do Detran explicou sobre a importância da expansão da Coleta ao Vivo para foto e biometria, uma das etapas para confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Hoje temos a CAV em 27 localidades do Estado, o que causa um transtorno ao cidadão, que muitas vezes precisa se deslocar para outros municípios para abrir o processo para habilitação, fazer a coleta de foto e imagem, fazer a prova teórica, e depois voltar para sua cidade. Então, a nossa meta é expandir a CAV e, para isso, precisamos de equipamentos, servidores”, falou.

Atualmente estão sendo realizados testes com a MTI para expansão da CAV. Já foi realizado testes na Ciretran de Chapada dos Guimarães e Jaciara. E agora a meta é ampliar em todo Estado. “A ideia é expandir para outras 36 Ciretrans que hoje ainda não fazem esse serviço de coleta biométrica. Com isso aumentaremos de 75% para 89% o atendimento do total da frota estadual, com a implantação em 62 Ciretrans, o que vai melhorar a vida do cidadão, que vai conseguir fazer todas as etapas para habilitação sem deslocamentos para outras localidades”, destacou Gustavo Vasconcelos.

O presidente do Detran também falou sobre a ampliação dos serviços de habilitação e veículos por meio de convênio com as prefeituras municipais. Atualmente, o convênio já está firmado com 34 prefeituras para implantação de serviços de habilitação e veículos, e 28 agências municipais que contam com serviços de veículos e que o Detran pretende implantar também os serviços de habilitação, aumentando o alcance para 99% da frota de veículos do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho, destacou que será feito o comodato entre a Assembleia e as prefeituras para adquirir os computadores que serão instalados nas agências municipais para que possam implantar o serviço da CAV.

Conforme o deputado, a intenção é facilitar a vida do cidadão com essa aquisição dos computadores para que as prefeituras possam ofertar os serviços do Detran. “O objetivo é que o cidadão seja atendido em seu próprio município, sem precisar mais se deslocar a outras localidades, e isso é um grande avanço do Detran em parceria com a Assembleia Legislativa ”, falou o deputado.

“A Assembleia tem sido parceria do Detran desde o início da atual gestão nos ajudando a proporcionar cada vez mais facilidades para o cidadão, como agora que vamos levar os serviços de habilitação para diversos municípios do Estado. A Assembleia, por meio do deputado Botelho, entendeu as dificuldades das prefeituras em não conseguir comprar os equipamentos e computadores para implantar os serviços de habilitação e está nos ajudando com as aquisições”, disse o presidente do Detran.

Na reunião, o presidente Gustavo Vasconcelos também explanou brevemente ao deputado sobre os diversos avanços que o Detran passou na atual gestão como a realização da comunicação de venda do veículo em cartórios, a implantação do sistema de telemetria nos veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFC) para segurança e transparência das aulas, o credenciamento de empresas de vistoria veicular e de parcelamento dos débitos dos veículos no cartão de crédito, e tantas outras conquistas com foco na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos mato-grossenses.