Pular para o conteúdo
Voltar

Gerência da Escola Pública de Trânsito realiza orientação pedagógica a servidores docentes

O objetivo é aprimorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem ofertado pela Escola de Trânsito
Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Gilia Amaral/Detran-MT
A | A

A Gerência da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT está realizando, desde o dia 02 de maio até a próxima sexta-feira (06.05), uma semana de orientações pedagógicas destinadas aos servidores que atuarão como docentes nos cursos a serem promovidos na área de trânsito. O objetivo é aprimorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem ofertado pela Escola de Trânsito.

Conforme a gerente da Escola Pública de Trânsito, Renata Barros Freitas, a intenção é o aperfeiçoamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais dentro das práticas pedagógicas inovadoras.

“Pretendemos melhorar o desempenho docente dos servidores no desenvolvimento de suas práticas e competências no uso das ferramentas digitais, bem como apresentar os modelos, estilos e metodologias também em plataformas digitais, principalmente na plataforma virtual da Escola Pública de Trânsito, onde os cursos são ofertados”, explicou Renata.

Com o advento da pandemia do Covid-19 em Mato Grosso, a Gerência de Escola Pública de Trânsito investiu nos cursos de capacitação na modalidade online como forma de dar continuidade ao processo de capacitação, possibilitando a formação continuada e, ao mesmo tempo, alcançar uma quantidade maior de servidores em todo Estado.

Os cursos na modalidade online são realizados por meio da plataforma virtual de aprendizagem (www.escola.detran.mt.gov.br) que foi construída e implementada pelos analistas da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran através de um código fonte de acesso livre, ou seja, sem custos para a administração pública.

“Os cursos ofertados pela Escola Pública de Trânsito qualificam os nossos servidores e isso reflete diretamente na qualidade do atendimento ao cidadão”, pontuou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos. 

Escola Pública de Trânsito

A Gerência da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT é responsável pelo planejamento, execução, acompanhamento, supervisão, avaliação, orientação, apoio e certificação dos cursos na área de trânsito ofertados pela Autarquia.

Entre as capacitações realizadas regularmente estão: Curso de Direção Defensiva, Curso de Formação de Vistoriador Veicular, Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, Curso de Formação de Educadores de Trânsito (voltado para professores da rede pública e particular de ensino), Curso de Multiplicadores de Educação para o Trânsito, entre outros.

Desde o início da atual gestão, em 2019, já foram capacitadas 3.849 pessoas com os cursos promovidos pela Escola Pública de Trânsito nas modalidades de ensino presencial e à distância, incluindo servidores do Detran, em diversas áreas de atuação.