Pular para o conteúdo
Voltar

Cidadãos podem requerer diversos serviços do Detran-MT de forma online

A renovação da CNH e a emissão do Licenciamento são alguns dos serviços mais procurados que estão online
Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Aplicativo MT Cidadão - Foto por: MTI
Aplicativo MT Cidadão
A | A

Mesmo com algumas unidades fechadas temporariamente em razão do aumento dos casos de contágio do Covid-19 no Estado, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) está mantendo a prestação de serviços à população mato-grossense por meio dos serviços online disponibilizados no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) e pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS.

Dois dos serviços mais procurados da área de Veículos e Habilitação - Licenciamento Anual do veículo e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - podem ser feitos de forma on-line.

A renovação pode ser feita pelo aplicativo MT Cidadão inclusive podendo solicitar a entrega da CNH pelos correios. Somente o exame médico ainda precisa de deslocamento.

Já o Licenciamento, o proprietário de veículo pode emitir a taxa para pagamento e também emitir o documento tanto no site do Detran como pelo aplicativo MT Cidadão. O Licenciamento é impresso pelo próprio cidadão, em papel A4, em qualquer lugar em que tenha acesso a internet e impressora.

O início do calendário para pagamento do Licenciamento 2021 será somente em julho, mas os proprietários de veículos já podem consultar o valor com as novas datas de vencimento através do site do Detran-MT.

“Disponibilizar serviços de forma online é uma maneira do cidadão conseguir realizar alguns serviços do Detran-MT sem precisar deslocamento, especialmente no momento atual de fechamento temporário de algumas unidades pelo risco de contágio do novo coronavírus no Estado”, observou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Outros serviços disponíveis de forma online são: segunda via da CNH, solicitação de troca de CNH provisória para definitiva, consulta a informações de veículo; consulta a informações de condutor; consulta ao resultado recurso de infração; validador de documentos; consulta a valores e taxas de serviços; extrato de multa do Detran; Permissão Internacional para Dirigir (PID) e emissão de débitos de veículos.

Parcelamento de débitos

Outro serviço que pode ser realizado de forma online é o parcelamento dos débitos do veículo no cartão de crédito. Os cidadãos podem consultar as empresas credenciadas no site do Detran-MT. CONSULTE AQUI AS EMPRESAS

A orientação é que o cidadão realize uma simulação entre as empresas para verificar qual a oferta mais vantajosa de parcelamento.

Podem ser parcelados todos os débitos vencidos e a vencer, incluindo os valores deste ano, para viabilizar o Licenciamento do veículo.  

São eles: taxa de Licenciamento, inscrita ou não em dívida ativa; Seguro DPVAT; IPVA, inscrito ou não em dívida ativa; e infrações de trânsito municipais, estaduais e federais como infrações da Semob, Detran, Sinfra, PRF e DNIT.







Editorias