Pular para o conteúdo
Voltar

Detran-MT alerta para importância de estar com a documentação do veículo em dia antes de pegar a estrada

É importante verificar se os documentos estão em dia para evitar possíveis transtornos em uma abordagem de fiscalização de trânsito
Lidiana Cuiabano | Detran-MT

- Foto por: Secom-MT
A | A

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alerta aos motoristas que irão pegar a estrada neste final de ano para que se atentem quanto a documentação do veículo, como o Licenciamento e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É importante verificar se os documentos estão em dia para evitar possíveis transtornos em uma abordagem de fiscalização de trânsito.

No próximo dia 31 de dezembro, por exemplo, termina o prazo para os proprietários de veículos com placas final 8, 9 e 0 efetuarem o pagamento do Licenciamento Anual. Para licenciar o veículo, o proprietário deve pagar todos os débitos como IPVA, Seguro DPVAT, a própria taxa de Licenciamento, além de possíveis multas.

Após os pagamentos, basta entrar no site do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e digitar os dados do veículo como a placa e o Renavam no campo “Consulte Seu Veículo”.

Em seguida, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital”. O modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora. 

O documento impresso em papel A4 possui o mesmo valor jurídico do antigo “verdinho” e será aceito pelo agente de trânsito no momento de abordagem. 

Habilitação

No caso da Carteira Nacional de Habilitação, desde o dia 1° de dezembro os motoristas que estão com a CNH vencida deverão ficar atentos quanto aos prazos para a regularização do documento. Isto porque a resolução n° 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reestabeleceu os prazos para a renovação do documento vencido ao longo do ano de 2020.

Pela resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais 01 ano de validade. Por exemplo: habilitações que venceram de 1° a 31 de março de 2020 deverão ser renovadas até o dia 31 de março de 2021. Veja na tabela:

A medida inclui também a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor.

Para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Além da documentação em dia, os motoristas também devem tomar outros cuidados ao pegar a estrada com relação às condições do veículo e ao transporte dos passageiros, animais e cargas para chegar ao destino com tranquilidade e segurança. CONFIRA AQUI AS ORIENTAÇÕES DO DETRAN PARA UMA VIAGEM MAIS SEGURA





Editorias