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Informativo do Detran alerta para importância de exercícios físicos; atividades ajudam na luta contra doenças psicológicas

Campanha promovida desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, tem como objetivo reduzir as altas taxas de suicídio no Brasil e no mundo
Marcelo Fin | Detran-MT

Campanha Setembro Amarelo - Foto por: Secom-MT
Campanha Setembro Amarelo
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Neste mês, órgãos e instituições brasileiras desenvolvem uma série de atividades para abordar e falar sobre a prevenção ao suicídio. A campanha é promovida desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de reduzir as altas taxas de suicídio no Brasil e no mundo.

O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) preparou informativos divulgando a importância da conscientização de doenças psicológicas, orientando os servidores a respeito dos cuidados com o corpo e mente.  

Yoga e Pedal

Liége Correa de Arruda é servidora do Detran-MT e há 15 anos começou a prática da yoga. Atualmente além de praticar diariamente também é instrutora. Ela também pedala quase todos os dias, hábito que desenvolveu desde criança. Na infância era uma forma de brincadeira com amigos na rua de casa, mas revela os benefícios de manter essa prática até hoje. 

"Como já prático há anos, o corpo já está habituado, tornando essas práticas memórias corporais. O dia que não pratico, meu corpo e minha mente sentem falta e me sinto muito cansada, pesada. A prática desses exercícios já é comum e os tornei parte da minha rotina diária de vida. Quando você vence diariamente a barreira da preguiça e transforma o exercício em compromisso, você recebe todos os benefícios de bem-estar, consciência corporal, leveza, calma, contato com o ambiente externo, tudo de bom que o exercício pode trazer”, conta Liége.

João Leonardo Alves é educador físico com formação desde 2005. Há sete anos atua como personal trainer. Ele acredita que manter o corpo e mente em movimento pode evitar possíveis complicações para saúde do corpo e mental. Segundo ele, a yoga ajuda no relaxamento, trabalhando de forma positiva tanto o corpo quanto a mente. 

“Qualquer prática de atividade física provoca a liberação do hormônio do prazer, a endorfina. Este hormônio é responsável pelo relaxamento, reduzindo o stress e ansiedade e melhorando consideravelmente o humor. E a Yoga, além de trabalhar o corpo com exercícios específicos de resistência, respiração e alongamentos, a prática também trabalha a mente com mantras e trabalhos de respiração. Sem dúvida alguma é uma ótima prática em tempos de pandemia, onde precisamos de muito controle emocional”, relatou João. 

Na academia

Dauson José da Silva é servidor do Detran há 10 anos. Já frequentava academia há 5 anos atrás. Recentemente, por algumas complicações de saúde, decorrentes de colesterol em nível alto no sangue, começou a praticar corrida e caminhada com maior frequência. 

"Comecei a frequentar a academia por ver a necessidade de me exercitar e ter uma vida mais saudável. Foi iniciativa própria. Eu sempre gostei do ambiente da academia. Considero o exercício de importância fundamental para o meu bem-estar, principalmente no período de isolamento por causa da pandemia, pois me ajuda a controlar o estresse e a ansiedade", disse Dauson. 

Silva afirma que nos dias que não consegue praticar os exercícios físicos percebe uma certa indisposição, maior cansaço e até mesmo facilidade de se estressar com coisas do cotidiano. 

"Malhar me ajuda a perder peso, faz bem para os músculos e para os ossos, melhora minha saúde, aumenta a energia, melhora o sono e faz me sentir mais feliz. Penso que no momento da prática dos exercícios há melhora na oxigenação do cérebro, evitando uma série de doenças", completa Silva.  

Para o educador físico são inúmeros os benefícios gerados a partir de atividades físicas, além de poder evitar doenças. Alves ressaltou a importância da academia, que acredita ter uma função dupla, de convivência social e também de treinamento, sendo uma ótima associação que promove ótimos benefícios para o corpo e a mente do praticamente. 

"Mas neste momento de pandemia o cuidado deve ser um pouco mais exagerado. A grande maioria das academias utilizam ambientes fechados, com ar condicionado. Nestes casos o uso da máscara se torna um fator de auto prevenção. O praticante deve ficar bem atento se a academia conta com esterilização e limpeza dos aparelhos constantemente. Muitas das academias orientam os frequentadores a eles próprios realizarem a limpeza antes e após o uso de cada aparelho. Outra dica é que, quando chegar em casa após o treino, colocar as roupas utilizadas para lavar imediatamente, bem como, tomar um banho completo", ressaltou Alves.

Em casa

Giandra Nara é servidora da Autarquia há 6 (seis) anos. Após quebrar o pé e obrigatoriamente ter que iniciar sessões de hidroterapia para a recuperação da fratura, percebeu uma melhora significativa em seu corpo por completo. Após a recuperação, resolveu manter os exercícios e logo foi liberada para frequentar a academia e pedalar.

Mudou-se para Tangará da Serra (a 250 Km de Cuiabá) mas manteve as práticas incluindo também o crossfit com acompanhamento de um educador físico. Por causa de uma inflamação nas articulações, teve que parar todas as atividades. Foi nesse momento que percebeu que a ausência de exercício prejudicava seu dia a dia, desenvolvendo crises de ansiedade. 

"Para sarar, decidi mudar meu estilo de vida. Com o apoio de minha endocrinologista aos poucos fui alterando a utilização dos remédios para o uso de florais fitoterápicos para combater a ansiedade, pois com a medicação mais forte os efeitos colaterais eram grandes. Mudei meu jeito de pensar sobre a vida, utilizando tratamentos menos agressivos ao corpo e mudanças diárias. Incluí acompanhamento psicológico, nutricionista e exercícios físicos em casa. Os exercícios em casa incluem andar no elíptico, aulas e treinos de ginástica online. Eu faço as laborais e funcionais. Até minha mãe me acompanha. Nos dias em que não pratico meu corpo sente na hora e reage me deixando cansada e de mau humor. Senti e comprovei que a atividade física influencia completamente meu organismo, meu humor e minha vida de forma completa", disse a servidora. 

Segundo o educador físico, é importante que os exercícios, mesmo que praticados em casa, tenham orientações de especialistas para que não haja nenhum tipo de complicação. 

“As atividades físicas dentro de casa também são extremamente importantes, pois trazem um conforto diferenciado já que são realizadas em um lugar mais aconchegante como a própria casa. Exercícios assim, em tempos de pandemia, são ótimos devido ao grande stress gerado por ficar em casa com tempo ocioso. Ocupar o tempo vago é necessário, e praticando uma atividade física, se torna perfeito, gerando grandes benefícios e trabalhando a mente”, concluiu João.

"O primeiro passo é decidir começar. Decidir que quer uma vida mais leve. Testar até encontrar qual exercício funciona melhor para você. Escolher o horário da prática também influencia. Às vezes você quer se exercitar cedo, mas seu corpo rende mais à tarde ou à noite. Aprendi a utilizar meu corpo como meu aliado e não como motivo de dores e limitações. Só há ganhos nessa jornada", afirma Giandra.





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