Pular para o conteúdo
Voltar

Detran-MT capacita 150 servidores para ampliação dos testes práticos de direção no Estado

A capacitação vai possibilitar a composição de bancas fixas de examinadores nas unidades da Autarquia no interior
Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Curso por ensino a distância para examinador - Foto por: Lidiana Cuiabano
Curso por ensino a distância para examinador
A | A

Como forma de ampliar a capacidade de aplicação dos testes práticos para habilitação em Mato Grosso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito, está capacitando na modalidade de Ensino à Distância, 150 servidores da Autarquia para reforçarem o quadro de profissionais da banca examinadora em todo Estado.

A intenção é reduzir a espera dos cidadãos para realização do teste prático de direção, especialmente no caso do interior do Estado, que costuma ter uma espera maior do deslocamento da banca examinadora para a realização dos testes nas cidades, uma vez que as equipes se deslocam sempre de Cuiabá rumo aos municípios.

O curso foi elaborado, desenvolvido e está sendo ministrado de forma online por servidores de carreira do Detran-MT sob coordenação da Escola Pública de Trânsito da Autarquia. Para ser examinador é necessário ter formação em instrutor, por isso, o curso é extenso, de 208 horas/aula, abrangendo as duas frentes: instrutor e examinador.   

Entre as disciplinas ministradas estão: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego, Psicologia aplicada à Segurança no Trânsito, Papel do Examinador no Processo de Habilitação, entre outros temas.

“O objetivo é, durante essa pandemia do novo coronavírus, realizar essa capacitação de forma online, como uma maneira de alcançar o maior número de servidores em diversas regiões do Estado em um curto espaço de tempo”, explicou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, um dos colaboradores do curso na modalidade online.

A realização da capacitação vai possibilitar a composição de bancas fixas de examinadores nas unidades da Autarquia no interior do Estado, proporcionando maior frequência de realização dos exames e maior economia ao Estado, reduzindo o deslocamento de equipes de Cuiabá. É o que afirma o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

“Com a ampliação da banca examinadora os testes práticos de direção serão realizados de forma mais rápida, não tendo a necessidade de deslocamento de equipes da sede do Detran, em Cuiabá, para a aplicação das provas no interior do Estado”, destacou Alessandro.

O treinamento foi visto com bons olhos pela presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da região Norte de Mato Grosso, Sandra Denise Goulart.

“A ampliação da quantidade de examinadores será um grande marco para toda a categoria. Há anos, tanto os CFCs quanto os candidatos à primeira habilitação, especialmente do interior do Estado, vêm sofrendo com o número reduzido de testes práticos em razão do pouco quantitativo de profissionais para atuarem nas bancas examinadoras em Mato Grosso”, falou Sandra.

Segundo ela, com a formação de novos examinadores os Centros de Formação de Condutores vão poder contar com a aplicação dos testes práticos em menor espaço de tempo, podendo atender a demanda de alunos que aguardam há meses por essa prova em muitos municípios do Estado.

“Sem dúvidas essa ampliação da banca examinadora com esses servidores capacitados trará maior agilidade na conclusão do processo de primeira habilitação, adição e mudança de categoria da CNH”, completou. 

Ensino à distância

O curso de instrutor e examinador está sendo realizado de forma online por meio de uma plataforma de Ensino à Distância disponibilizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT.

A plataforma foi construída e implementada pelos técnicos da coordenadoria através de um código fonte de acesso livre. Ou seja, sem custos para o Estado, o que vai possibilitar a formação continuada na modalidade online para outros tipos de cursos aos servidores do Detran-MT.

A previsão é que a capacitação de examinadores seja concluída em 60 dias. O certificado será emitido pela Gerência da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT, responsável pelo planejamento, execução, acompanhamento, supervisão, avaliação, orientação e apoio aos cursos na área de trânsito ofertados regularmente pela Autarquia.

Para a gerente da Escola Pública, Martinha Helena Melgar Cruz, a capacitação na modalidade de Ensino à Distância é um grande avanço na área da formação continuada dos servidores do Detran-MT.

Suspensão da prova prática

Desde o agravamento do contágio do novo coronavírus em Mato Grosso e acatando todos os decretos do Governo do Estado, bem como as determinações do Ministério da Saúde na prevenção a proliferação do vírus, o Detran-MT suspendeu, temporariamente, os testes práticos para a obtenção da primeira habilitação em todo Estado, uma vez que todos os decretos estaduais proíbem expressamente a aglomeração de pessoas, seja em espaços públicos ou em espaços privados.

“A banca examinadora é composta por um grupo de pessoas que percorre os municípios para aplicar as provas, mantendo contato direto com mais de 1.500 pessoas durante a realização dos testes nessas cidades. Seria até uma irresponsabilidade por parte do Detran não suspender os testes, temporariamente, neste momento de avanço da proliferação do vírus no Estado”, pontuou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Os 150 servidores que estão sendo capacitados para ampliar a aplicação das provas práticas de direção já deverão atuar assim que foram retomados os testes práticos em todo o Estado.





Editorias