Pular para o conteúdo
Voltar

Reformas no Detran em Cuiabá e interior irão melhorar atendimento à população

Unidades do Detran em Cuiabá e mais cinco municípios estão passando por reformas estruturais
Marcelo Fin | Detran-MT

Reforma da sede do Detran-MT - Foto por: Christiano Antonucci/ Secom-MT
Reforma da sede do Detran-MT
A | A

A sede do Departamento de Trânsito Estadual de Mato Grosso (Detran-MT), em Cuiabá, e mais cinco unidades de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior do Estado estão passando por algum tipo de reforma desde o final do ano passado. A finalidade é trazer maior conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos servidores.

A maior obra está sendo realizada no complexo da sede do Detran-MT, em Cuiabá. São reformas para acessibilidade, sinalização viária e revitalização de todos os espaços.

A obra para acessibilidade e sinalização viária teve início em novembro do ano passado e já está 30% executada.

Com a reforma, a sede passará a ter piso e sinalização tátil nos locais de circulação de pessoas, adequação de toda a calçada e rampas de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade, adequações nas vagas de estacionamento de uso exclusivo; faixas elevadas e com sinalização tátil para travessia de pedestres, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores; instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, entre outros itens que passarão por adequações.

A sede do Detran-MT também passa por obras de revitalização e ampliação dos blocos. A obra já está 27% executada.

Conforme a Coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT, serão reformados os blocos com maior fluxo de pessoas por dia, como a Diretoria de Veículos, Diretoria de Habilitação, bloco da Vistoria Veicular, bloco de aplicação de prova teórica para habilitação, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) e o antigo bloco do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Interior

No interior do Estado, cinco unidades do Detran-MT passam ou passaram por reformas este ano para melhorias estruturais e de atendimento. Em cada município, as reformas contaram com apoio de parcerias locais com suporte dos chefes das unidades. 

Na unidade de Vila Bela da Santíssima Trindade foi feita a troca de madeiramento e telhas além da parte elétrica em geral. Também está sendo construído um banheiro específico para Portadores de Necessidades Especiais.

Na segunda etapa da reforma, serão realizadas pintura interna e externa, reforma total da calçada, construção de fossa, levantamento do muro e a instalação de serpentina.

Na Ciretran de Campo Novo do Parecis foi realizada cobertura de estrutura metálica na área da vistoria de veículos. 

As obras na Ciretran em Barra do Bugres estão com previsão para início neste mês. No local será realizada a pintura, troca de fiação, mudança na cobertura plana e horizontal do teto, reforma no local de atendimento ao público e troca do vaso sanitário nos banheiros.

Na Ciretran do município de Claudia será reformada toda a estrutura. Atualmente o atendimento está sendo realizado na avenida Marechal Zenóbio da Costa, nº 829.

Também está prevista obra na Ciretran de Alta Floresta, que devido às fortes chuvas, tiveram que ser adiadas.

Segundo o diretor Executivo do Detran-MT, José Eudes Malhado, a reforma das unidades no interior visa a melhoria no atendimento ao público, garantia das exigências de acessibilidade e melhoria do ambiente de trabalho ao servidor. 

Em 2019, com apoio de parcerias locais, chefes das unidades, foram revitalizadas as Ciretrans de Alto Araguaia, Alto Garças, Araputanga, Nova Xavantina, Mirassol D’Oeste, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Primavera do Leste, Confresa, Nova Mutum, Barra do Bugres, Juara, Água Boa, Cáceres e Várzea Grande.

(Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano)





Editorias