Pular para o conteúdo
Voltar

Serviço de vistoria veicular pode ser feito em domicílio

Com a suspensão temporária do atendimento presencial em diversas unidades do Detran-MT, o serviço está sendo ofertado em domicílio pelas empresas credenciadas
Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Vistoria de identificação veicular - Foto por: Rafaella Zanol
Vistoria de identificação veicular
A | A

Cidadãos que precisam realizar o serviço de vistoria de identificação veicular neste momento de pandemia do novo coronavírus, poderão fazê-lo através das empresas credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) inclusive, solicitando o atendimento domiciliar, sem sair de casa.

Como regra, o serviço é realizado de forma exclusiva no Detran-MT ou nos locais das empresas credenciadas. Entretanto, com o fechamento temporário de diversas unidades da Autarquia no Estado, em razão do risco de contágio do Covid-19, a vistoria veicular está sendo ofertada em domicílio por essas empresas credenciadas, como uma forma de dar continuidade ao serviço aos que precisam realizá-lo neste momento. CONFIRA AQUI QUAIS EMPRESAS ESTÃO REALIZANDO O SERVIÇO EM MT

“A vistoria veicular de forma domiciliar se adequa a realidade atual de prevenção ao novo coroavírus, evitando deslocamento, aglomeração de pessoas, e dando continuidade à prestação do serviço à população, especialmente neste momento em que diversas unidades do Detran no Estado encontram-se com o atendimento presencial suspenso temporariamente”, pontuou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.  

O Detran-MT reforça ainda que as vistorias feitas por essas empresas credenciadas podem ser utilizadas para o processo de transferência de propriedade do veículo, processo de mudança da Placa de Identificação Veicular (PIV), nos processos de alteração de características do veículo, substituição de motor, regravação de chassi, entre outros.

“Ou seja, qualquer serviço administrativo do Detran-MT que exija a apresentação de vistoria veicular”, explicou Augusto.

Os serviços prestados por essas empresas credenciadas junto ao Detran-MT são regulamentados pela Resolução nº 466, de 11 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mesmo com o credenciamento das empresas para a realização do serviço, o Detran-MT continua fazendo a vistoria veicular. A execução por empresas credenciadas junto ao órgão é uma forma de aumentar os locais de prestação do serviço no Estado e a pluralidade de escolha do cidadão.

“Com as empresas credenciadas a população tem a opção de procurar uma unidade do Detran que já presta o serviço ou alguma dessas empresas”, explicou o diretor.

Vistoria veicular

Quando retornar o atendimento presencial por agendamento, o serviço de vistoria veicular pode ser feito na sede do Detran-MT, em Cuiabá, na vistoria pesada, no bairro Distrito Industriário, na Capital, no Shopping Estação, na 5ª Ciretran de Várzea Grande e nas 62 Ciretrans e nas agências municipais no interior do Estado.

O serviço de vistoria tem como objetivo verificar a autenticidade da identificação do veículo e de sua documentação, legitimidade da propriedade, se o veículo dispõe de equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionando; alterações das características originais do veículo e de seus agregados. E, caso constatada alguma alteração, se esta foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo na repartição de trânsito.





Editorias