Pular para o conteúdo
Voltar

Detran-MT participa do 66° Encontro Nacional dos Detrans

Carolina Alonso | Detran-MT

- Foto por: Cissa Pires - AND
A | A

Brasília é sede de discussões sobre o trânsito durante essa semana. O 66° Encontro Nacional dos Detrans, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), promove fóruns de áreas técnicas de trânsito até o próximo domingo (15.09). 

Dentre os temas discutidos está a Lei 11.705/2008, a Lei Seca, conhecida por seu rigor no que diz respeito ao consumo de álcool por motoristas. Foi aprovada com o intuito de diminuir o número de acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados. Segundo o Deputado Federal Hugo Leal (PSD/RJ), autor do projeto de lei que deu origem à Lei Seca, ainda há muito a se fazer. 

“A guerra não está vencida. Mantemos o acompanhamento de estudos e testes de equipamentos cada vez mais potentes capazes de verificar um número cada vez maior de substâncias psicoativas que alteram a percepção e o discernimento humano. Tudo isso para impedir que motoristas tenham mais motivos para dirigir ou pilotar quando não estiverem em plena atenção”, contou.

A Presidente da AND, Larissa Abdalla Britto, destacou o grau desafiador das mudanças em leis de trânsito. 

“Decidir por manter ou modificar leis que envolvem trânsito é sempre um desafio. Porém a intenção é sempre a mesma: modificar o comportamento humano, o perfil da sociedade brasileira que acredita que há segurança em combinar álcool e direção”, afirmou.

Temas como educação para o trânsito também trouxeram à tona discussões sobre o papel de cada Detran na transformação dos futuros condutores. Para o senhor Dilson de Almeida Souza, que há 50 anos iniciou trabalhos como especialista em gestão, segurança e educação para o trânsito, os desafios não podem ser desconsiderados. 

“O Sistema de Ensino Regular Brasileiro deve cumprir o art. 74 do Código de Trânsito que prevê o funcionamento das Escolas Públicas de Trânsito dentro das estruturas organizacionais das escolas. A falha humana, caracterizada como a maior causa de acidentes no Brasil, deve ser trabalhada desde cedo”, concluiu.

Fórum Temático

Além dos fóruns Permanente das Operações da Lei Seca e Técnico Operacional, foi realizado também o Fórum das Assessorias de Comunicação. No encontro, os profissionais compartilharam ações executadas nos Detrans, formas de trabalho e alinhamentos para temas como campanhas obrigatórias. 





Editorias