Pular para o conteúdo

Servidores aderem ao Movimento Novembro Azul

Assessoria / Detran-MT

Detran/MT
A | A

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu palestra em alusão ao Novembro Azul na última quinta-feira (29.11), no auditório da Sede da autarquia, em Cuiabá. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas. O Novembro Azul tem como objetivo a conscientização a respeito das doenças que atingem os homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

A palestrante Isabel Figueiredo diz que assim como o Movimento Outubro Rosa permitiu uma ampla sensibilização junto às mulheres sobre a importância do autoexame, a divulgação da Campanha Novembro Azul pretendeu desmistificar e incentivar o exame de prevenção ao câncer de próstata. “A primeira forma de combate à doença é a informação. A partir do momento que entendemos como a doença funciona, podemos nos proteger. Com diagnóstico precoce, as chances de cura superam os 90%”, contou. 

Os homens na faixa etária dos 40 anos devem prestar atenção aos seguintes sintomas: dificuldades para urinar; jato urinário fraco; sensação de não esvaziar bem a bexiga; sangramento na urina; dores ósseas; anemia; perda de peso; íngua no pescoço e na região inguinal. Estes são os sintomas mais frequentes, o mais importante é manter os exames em dia para evitar surpresas desagradáveis.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo câncer de pulmão. A média é de que em um grupo de 36 homens, um morrerá de câncer de próstata. 





Editorias