Expresso Ouvidoria Fale Conosco
Governo do Estado de Mato Grosso

Notícias

Publicado em 18/03/10
Fonte: SECOM/SES

Estado realiza 1º Curso de Pilotagem Defensiva para Condutores de Motolâncias.

O curso que capacita os socorristas do SAMU 192/MT tem carga de 60 horas

O curso que capacita os socorristas do SAMU 192/MT tem carga de 60 horas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) encerra, no dia 20 de março, o 1º Curso de Pilotagem Defensiva para Condutores de Motolâncias destinado aos enfermeiros e técnicos em enfermagem que irão dirigir motocicletas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, de Mato Grosso (SAMU192/MT).

“São 17 profissionais (16 homens e uma mulher) que estão em treinamento desde o dia 15 deste mês e que irão dirigir uma das 6 motolâncias, serviço do SAMU 192/MT que deverá começar a funcionar a partir de maio de 2010”, explicou o diretor geral do SAMU192 de Mato Grosso, Daoud Abdallah. Dentre os participantes do curso estão socorristas dos municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra, Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo Daoud Abdallah as Motolâncias foram instituídas pelo Ministério da Saúde como um serviço do SAMU 192 pela Portaria GM/MS número 2.971, de 2008. “O documento do MS alista dois fatores que justificam bem a criação do serviço: cidades servidas pelo SAMU 192 bem desenvolvidas, com boa malha viária mas com condições de trânsito congestionadas e cidades pouco desenvolvidas, afastadas de grandes centros, com trânsito descongestionado mas com malha viária quase inexistentes. Nos dois casos o tempo resposta das ambulâncias do SAMU 192 fica prejudicado. As Motolâncias vêm para sanar essas dificuldades, diminuindo o tempo resposta para 6 a 8 minutos do atendimento”, explicou o Diretor.

As Motolâncias estarão equipadas com desfilibrador, talas de imobilização, kit de medicamentos e demais equipamentos necessários ao suporte de vida de pessoas acidentadas ou em situação de crise de saúde até que uma ambulância chegue ao local, complementando o socorro e encaminhando o paciente para um hospital de referência.

O CURSO - O curso que capacita os socorristas do SAMU 192/MT tem carga de 60 horas. Noções de Direção Defensiva, Relações Humanas, conhecimento técnico do equipamento e mecânica básica de motocicletas ocuparam 10 horas do curso já foram ministradas. As restantes 50 horas são tomadas com exercícios práticos de uso das Motolâncias divididos em duas fases.

“A primeira fase inclui treinamento em pista interna e pista de velocidade, sendo realizada no estacionamento do Verdão. Já a segunda fase ocorre no Kartódromo de Várzea Grande e na Lagoa Trevisan e inclui o treinamento no que chamamos de Pista Suja, ou seja, dirigir a moto em estrada de chão, em subida em barrancos e em locais de difícil acesso”, explicou o instrutor do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Renildo Folha Andrade, acrescentando que o curso já foi ministrado em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Para serem aprovados no curso os socorristas precisam ter cem por cento de frequência e 70% de aproveitamento. “Contudo os que não alcançarem esse patamar ainda receberão um Certificado de Participação no treinamento como reconhecimento pelo esforço despendido”, disse Renildo Folha.

“A Motolância se insere num contexto em que se busca a excelência do atendimento com um tempo resposta menor. È, também, uma solução para a locomoção no atendimento rápido às ocorrências clinicas e/ou traumáticas tanto em condições de tráfego ruim, nas regiões urbanas, como nas regiões de difícil acesso. Para o SAMU 192/MT o importante é chegar ao local do acidente ou da ocorrência clinica com rapidez e segurança para garantir ao usuário do serviço o necessário atendimento de urgência”, finalizou Daoud Abdalah.





Indique esse link para um amigo.

Preencha com o seu e-mail (remetente) e o e-mail de destino para enviar essa página para um contato.

Observação: As informações desse formulário não serão armezenadas


Consultas

Consulte on-line multas, seguro obrigatório e licenciamento.

Consultar

Simulado Online Detranzinho Online Acesse a Escola de Governo

TV DETRAN


SINDCFC MT Unidades Detran RSS
DENATRAN Seguradora SEAP SEFAZ MT

2009-2012 © Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso. Todos os direitos reservados.
Av. Doutor Hélio Ribeiro, 1000 - Centro Político Administrativo - CEP: 78048-910 - Cuiabá/MT.
Telefone:(65) 3615-4694