Publicado em 08/02/10
Fonte: André Michells

DIRIGIR COM CNH VENCIDA GERA MULTA DE R$ 191 E 7 PONTOS NA CARTEIRA

Desatenção para a CNH gera prejuízo para condutor

A cada cinco anos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ser renovada. Muita gente, por desatenção, acaba percebendo que está com o documento vencido, somente quando abordada pela autoridade policial e já é tarde demais. A multa é certa e pesada, R$191,54. Para evitar aborrecimentos e prejuízos financeiros, fique de olho na data de validade da CNH e procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para renovar, com pelo menos um mês de antecedência. Assim você evita transtornos e não corre o risco de circular por ai com o documento vencido. Para renovar a CNH é muito simples.

Basta procurar uma unidade do Detran em sua cidade, munido de documentos pessoais e um comprovante de endereço para atualizar os dados. Não é necessário procurar despachantes ou auto-escolas. O interessado pode se dirigir diretamente ao Detran. O condutor deve pagar uma taxa de R$ 80,00 para confecção da CNH, R$ 54,00 para o exame médico.

Os condutores que tiraram a primeira habilitação antes de 1998 terão que passar pelo Curso de Atualização de Direção Defensiva e Primeiros Socorros ou, se preferir, podem optar por fazer uma prova escrita. Para fazer o curso, basta procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC). Para quem optar por prova escrita a taxa é de R$ 20,00. Caso o condutor exerça atividade remunerada, como transporte de cargas ou passageiros, por exemplo, deve passar por avaliação psicológica. A taxa é de R$ 70,00.

Vale ressaltar que as únicas taxas cobradas pelo Detran são as de prova escrita e confecção da CNH. As demais são taxas de serviços arrecadadas por médicos e psicólogos credenciados.

Nas unidades do Detran das  cidades de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças, não é necessário levar fotografia. As fotos são tiradas no local. Nas demais localidades é preciso que o condutor leve uma foto 3x4 de boa qualidade. Depois disso basta dar entrada no processo de confecção e aguardar por até cinco dias úteis. Vale lembrar que a CNH é válida ainda por 30 dias após a data de vencimento, passado o prazo, pode ser apreendida pela autoridade de trânsito.